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sexta-feira, 27 de julho de 2012

Projeto Ludoteca





FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS-ead
UNIDADE PEDAGÓGICA – PIRANHAS/AL
CURSO – PEDAGOGIA






Geaneide Gomes da Silva
Ildete Ventura Lisboa
Lucília Oliveira Vieira
Marizete Oliveira Rocha
Nádja Maria da Silva
Silvania Alves Vieira



      


PROJETO LUDOTECA

 

Trabalho realizado no 8º período, na disciplina de: Educação e Tecnologia, sob a orientação da tutora: Tatiana Cândido Vilela.



Piranhas/AL
                              
   Julho/2012                                       


Apresentação

A ludoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, dentro de um espaço lúdico,com o objetivo de proporcionar condições favoráveis para que as crianças brinquem, inventem, expressem suas fantasias, seus desejos, seus medos, sentimentos e desenvolvam sua criatividade.

 A Ludoteca surge como um recurso pedagógico que tem contribuído de maneira significativa na aprendizagem das crianças. Já foi comprovado por diversos teóricos que o uso de atividades lúdicas no ambiente escolar tem favorecido o desempenho escolar dos alunos.

Segundo Oliveira (2000) o brincar não significa apenas recrear, é muito mais, caracterizando-se como uma das formas mais complexas que a criança tem de comunicar-se consigo mesma e com o mundo, ou seja, o desenvolvimento acontece através de trocas recíprocas que se estabelecem durante toda sua vida.Assim, através do brincar a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.


O projeto Ludoteca será realizado na Escola Amélia Martins, com alunos do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I. A proposta é a construção de uma Ludoteca móvel, montar dentro de uma caixa de papelão um acervo com 10 jogos educativos já conhecidos pelo grupo, que serão utilizados por alunos e professores durante as aulas. O objetivo principal de utilizar os jogos é a possibilidade de trabalhar diversas habilidades numa mesma atividade, a fim de melhorar a aprendizagem da criança no ambiente escolar.



Justificativa

A problemática atual que mais preocupa os professores em geral é a dificuldade dos alunos em aprender os conteúdos trabalhados nas aulas. O lúdico é a forma mais espontânea da criança aprender, pois ao brincar as crianças desenvolve diferentes habilidades. Porém nem sempre a escola oferece suporte para o professor trabalhar atividades lúdicas, e o mesmo muitas vezes não procura meios pra dinamizar suas aulas, ficando na eterna rotina do quadro e giz.

O projeto Ludoteca surgiu da necessidade de usar atividades lúdicas no ambiente escolar, a fim de tornar as aulas mais interessante e significativa para a criança. O projeto conta com uma coleção de jogos que já são conhecidos pelos alunos, porém poucos são utilizados na sala de aula.

Os jogos educativos torna-se um importante recurso no desenvolvimento das atividades, uma vez que o professor possa trabalhar eles durante as aulas, como forma de atrair o interesse da criança pelo conteúdo abordado.
 Assim, Goés (2008, p 37), afirma ainda que:
(...) a atividade lúdica, o jogo, o brinquedo, a brincadeira, precisam ser melhorado, compreendidos e encontrar maior espaço para ser entendido como educação. Na medida em que os professores compreenderem toda sua capacidade potencial de contribuir no desenvolvimento infantil, grandes mudanças irão acontecer na educação e nos sujeitos que estão inseridos nesse processo.

Os jogos e brincadeiras tem se tornado fundamental no processo ensino aprendizagem acreditamos que a criança possa superar suas dificuldades de aprendizagem por estarem numa atividade lúdica e natural, assim, teriam a oportunidade de demonstrar seus conhecimentos de forma espontânea e contextualizada.
Objetivo Geral:
Promover a aprendizagem dos alunos, por meio de atividades lúdicas diversificadas no ambiente escolar.

Objetivos Específicos:
Ø  Desenvolver a aprendizagem através do lúdico;
Ø  Estimular a criatividade e imaginação dos alunos;
Ø  Promover a socialização;
Ø  Trabalhar as diversas habilidades como: atenção, memorização e cognição.
Metodologia
Ø  A ludoteca será uma proposta para que cada professor confeccione para sua turma;
Ø  A ludoteca será montada numa caixa grande de papelão, decorada e composta com um acervo de 10 jogos educativos inicialmente;
Ø  Jogos a serem confeccionados:
·         Pega-varetas;
·         Dominó ilustrado;
·         Dominó de números;
·         Bingo de letras;
·         Jogo da memória;
·         Jogo do boliche;
·         Quebra-cabeça;
·         Tangran;
·         Jogo dos mergulhadores;
·         Jogo de damas.
Ø  A proposta inicial será a confecção desses 10 jogos selecionados. Após a seleção dos jogos, é hora de colocar em prática a nossa ludoteca.
Ø  O próximo passo é confeccionar os jogos, utilizando os materiais disponíveis na escola, além de materiais recicláveis e também alguns jogos que podem ser fornecidos pela escola.
Ø   Após arrecadar o material necessário, confeccionar os jogos, ornamentar a caixa e arrumar todos os jogos dentro da caixa.
Ø  Apresentar a Ludoteca para alunos, professores e toda comunidade escolar. Mostrar na pratica a importância do projeto na aprendizagem das crianças.
Ø  A ludoteca móvel ficará na escola a disposição dos professores. Deixando bem claro que cada um poderá confeccionar sua própria ludoteca, que além dos jogos poderão utilizar diversos recursos como: Livros de literatura infantil, gibis, fantoches, contos infantis,fábulas, atividades de  pintura, desenho, brinquedos etc. Enfim tudo que faça parte do universo lúdico.

Recursos Financeiros:
Ø  Utilizar os materiais disponíveis na escola e comprar o que faltar.

Recursos Humanos:
Ø  Alunos
Ø  Professores
Ø  Equipe escolar.

Recursos de consumo:
Ø  Jogos disponíveis na escola
Ø  Cartolina
Ø  Tintas
Ø  Papel oficio
Ø  Cola
Ø  Pincel atômico
Ø  Emborrachado
Ø  Lápis de cor
Ø  Garrafa pet
Ø  Caixa de ovo
Ø  Palito de churrasco
Ø  Figuras de livros.
Ø  Pistola de cola quente.
Ø  Cola quente.
Ø  Caixas de papelão.
Ø  Tecido Tnt.
Ø  Alfabeto móvel
Ø  Tesouras

Recursos técnicos
Ø  Auxiliares de disciplina.

Referências:
Prêmio Qualidade na Educação Infantil-2004. Projetos Premiados
http://saberp.blogspot.com.br/2011/09/projeto-ludoteca.html Acesso em: 21/07/12
http://monografias.brasilescola.com/educacao/a-importancia-brincar-na-educacao-infantil.htm.  Acesso em: 22/07/12.






Um comentário:

  1. meninas todo esforço e trabalho da nossa equipe valeu apena está lindíssimo não é mesmo?

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